IPVA 2019 – Consulta, Tabela e Pagamento

Se você é proprietário de um veículo sabe muito bem que o IPVA é um compromisso que não pode ser adiado. Assim como o DPVAT, o IPVA é um imposto anual cujo não pagamento pode complicar bastante a vida. Sendo assim é preciso ter a noção e se planejar com base na tabela de valores.

Como consultar valor do IPVA 2019

As datas e as tabelas IPVA são definidas de acordo com cada estado, sendo assim a informação desejada deve ser encontrada através do site do Detran estadual, assim como as informações referentes ao pagamento.

Além disso não é preciso encarar filas para resolver a situação: basta seguir passos bem simples:

  1. Acessar o site do Detran de seu estado
  2. Clicar na guia de pagamento de IPVA.
  3. Agora é hora de inserir a numeração da placa do veículo e também do Renavam e o código de segurança que a tela exibirá para provar que você é humano.
  4. Caso os dados estejam corretos, você será redirecionado para obter a informação que deseja.

Além do IPVA é possível que o site possa mostrar também diversas outras informações pertinentes ao seu veículo como impostos a vencer, multas e outros itens úteis.

Como pagar o IPVA 2019

Tendo a guia do IPVA 2019 ou o número Renavan em mãos é possível efetuar o pagamento em agências, sites do banco e terminais de autoatendimento do Banco do Brasil, Itaú, Caixa Econômica Federal e Bradesco, (dependendo da lista de bancos aceitos pelo estado) o que facilita a vida de quem precisa lidar com o imposto e não pode perder tempo.

Normalmente existem três formas de pagamento para o IPVA: à vista com desconto durante o mês de vencimento da primeira parcela; à vista mas sem desconto com pagamento no mês seguinte ao vencimento da primeira parcela; ou parcelado entre três meses de acordo com o dígito de sua placa. De qualquer modo é importante ficar atento as regras do seu estado, pois cada um deles pode estabelecer regras diferentes para lidar com o pagamento do imposto. Sendo assim, muita atenção e planejamento.

Entenda o que é IPVA 2019

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto pago anualmente por proprietários de veículos automotores terrestres. Ou seja, ele é cobrado sobre todos os veículos que circulam nas estradas nas brasileiras, excetuando os carros mais antigos, geralmente fabricados antes de 1996 – embora isso varie de acordo com as regras de cada estado. Lembrando ainda que essa regra não se aplica ao DPVAT, que deve ser pago anualmente em quaisquer condições.

A respeito do seu uso, metade do valor do imposto fica com o município onde o veículo recebeu sua placa enquanto a outra parte é embolsada para os cofres públicos para investimento em áreas determinadas pelo estado, não necessariamente servindo para manutenção de estradas, mas atendendo a demandas de outros setores.

O que acontece se não pagar IPVA 2019

Caso o pagamento do IPVA 2019 não seja feito não é possível fazer o licenciamento do veículo. Sendo assim, o licenciamento irregular faz com que o proprietário corra o risco de ter o veículo apreendido caso seja pego nessa situação. Além disso o não pagamento coloca o proprietário sob risco de ter o nome incluído na dívida ativa, ou seja, uma execução fiscal e pelo qual correrá o risco de perder o veículo.

Se você estiver com o IPVA atrasado, o indicado é deixar o veículo na garagem e resolver a situação o mais rápido possível pois caso ele seja flagrado nas ruas pela polícia e houver apreensão, será preciso pagar tanto o IPVA atrasado, quanto juros, multas e também os gastos decorrentes do tempo que passar no pátio do Detran.

Add Comment