IPVA 2019 TO – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento

Quem é proprietário de veículo sabe bem o quanto alguns compromissos são inadiáveis. Um deles com certeza é o IPVA: imposto cobrado anualmente e que é fundamental para garantir que a documentação do bem esteja em dia.

Mora no estado do Tocantins e quer precisa saber como consultar o valor, gerar o boleto e fazer o pagamento do IPVA 2019 TO? Então podemos ajudar:

IPVA TO

Como consultar valor e gerar boleto IPVA 2019 TO

 

Até o momento o governo do estado do Tocantins ainda não divulgou tabelas ou maiores informações a respeito do valor e dos dias de vencimento do IPVA 2019 TO, porém já é possível tomar conhecimento dos passos a seguir para quitar o imposto.

Para consultar o valor, você deve fazer o seguinte:

1 – Acesse o site do Sefaz TO no link http://www.sefaz.to.gov.br/

2 – Clique no botão “IPVA”

3 – Digite o número do Renavam e da placa do veículo e clique em “Enviar”

Pronto! Você terá todas as informações necessárias em sua tela e poderá gerar a DARE para efetuar o pagamento da forma como desejar.

Através da página do Sefaz TO também é possível obter outras informações a respeito de licenciamento e seguro DPVAT, assim como dados de contato em caso de dúvidas sobre os procedimentos ou situações específicas.

Como fazer o pagamento do IPVA 2019 TO

 

O pagamento do IPVA pode ser feito de três formas:

  • Cota única antecipada e com desconto (em 2018 o desconto foi de 10%)
  • Cota única sem desconto
  • Parcelado em até 4x sem desconto

Uma vez que você tenha gerado o documento de arrecadação no site do Sefaz TO conforme indicado acima, você pode fazer o pagamento no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bancoob, Itaú, Bradesco e Banco da Amazônia ou seus correspondentes bancários.

Caso você seja correntista de algum desses bancos credenciados você poderá efetuar o pagamento apenas com o número do Renavam em terminais de autoatendimento ou pelo site do banco.

O que é IPVA 2019 TO?

 

O Imposto sobre propriedade de veículos automotores (IPVA) é um imposto estadual cobrado todo ano a todos aqueles (pessoa física ou jurídica) que possuam veículo automotor A arrecadação dos valores com o imposto são divididos entre o governo do estado e o município onde o veículo foi emplacado, tendo usos que podem ser variados como saúde, educação e outros departamentos, não necessariamente sendo utilizado para conservação e sinalização de estradas e rodovias, como muitos de nós acabam pensando.

O que acontece se não pagar IPVA 2019 TO

 

O pagamento do imposto está diretamente relacionado a documentação do carro. Na prática, caso o IPVA não esteja pago, não é possível fazer o licenciamento, o que deixa o veículo em situação irregular. Sendo assim, caso flagrado em uma blitz, ele pode ser apreendido, o que deixa a dívida ainda maior já que além de juros e multa você ainda terá de arcar com os custos da estadia no pátio do Detran. Além disso o nome do proprietário pode acabar na Dívida Ativa, o que deixa a dívida mais cara.

Para quem está com o IPVA atrasado, o jeito é deixar o veículo na garagem enquanto busca uma forma de resolver o problema. Muitas vezes é possível que o governo do estado faça uma campanha que dê descontos significativos sobre as multas e juros cobrados anteriormente e ainda faça parcelamentos. Dependendo da oferta, a espera pode ser vantagem.

O que vale – seja em caso de pagamento em dia ou de dívida de exercícios anteriores – é acima de tudo o planejamento: isso porque sabemos que o IPVA costuma ter um impacto significativo no orçamento doméstico durante os primeiros meses do ano. Sendo assim marcar a data de acordo com a forma de pagamento mais adequada é sempre uma boa alternativa.

Add Comment