IPVA 2019 SP – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento

Quem tem um veículo na garagem sabe muito bem que existem despesas e compromissos que não podem ser adiados. Uma dessas despesas é o IPVA, que deve ser pago anualmente para manter a documentação do bem em dia e evitar dores de cabeça. E claro, como toda despesa, ela requer planejamento.

Mora no estado de São Paulo e quer saber como consultar e pagar o IPVA 2019 SP? Então você está no lugar certo.

IPVA SP

Como ver o valor do IPVA 2019 SP?

 

Até o momento a tabela do IPVA 2019 SP ainda não foi divulgada, mas quando chegar a ocasião é possível contar com o site do Sefaz (Secretaria da Fazenda do Estado de SP) para buscar as informações referentes ao seu veículo.

1 – Acesse o Portal do Sefaz em https://portal.fazenda.sp.gov.br/

2 – Clique em IPVA

3 – Clique em Consulta de Débitos Vinculados ao Veículo

4 – Digite o Renavam, a placa do veículo e digite o código CAPTCHA

5 – Clique em Consultar.

6 – Uma nova página se abrirá mostrando o valor do imposto a ser pago.

7 – Caso queira fazer o pagamento do imposto você poderá imprimir a guia de pagamento através desta página.

Geralmente é possível efetuar o pagamento do IPVA SP 2019 de três formas:

  • À vista com desconto durante o mês de vencimento da primeira parcela;
  • À vista mas sem desconto com pagamento no mês seguinte ao vencimento da primeira parcela
  • Parcelado entre três meses de acordo com o dígito de sua placa.

Seja como for, fique de olho nas informações disponibilizadas para verificar qual é a melhor maneira de fazer o pagamento sem atrapalhar o orçamento.

Como gerar e pagar boleto do IPVA SP na dívida ativa?

 

Em casos de atraso no pagamento do IPVA o proprietário do veículo pode ter seu nome incluído na dívida ativa. Nesse caso os passos a serem seguidos são um pouco diferentes, já que a guia de recolhimento vem de outro órgão, nesse caso, por meio do site da Procuradoria Geral do Estado (PGE)

1 – Acesse o site da Procuradoria Geral do Estado http://www.dividaativa.pge.sp.gov.br/

2 – Selecione “Consultas” e digite o Renavam do veículo ou o número de seu CPF/CNPJ

3 – Siga as instruções da tela, selecionando o débito que deseja quitar, clicando em IPVA e em seguida “Liquidar”.

4 – Confirme que o valor do pagamento será integral.

5 – Solicite a emissão da guia para o pagamento e imprima o documento.

Agora basta procurar o terminal de autoatendimento ou o site do um dos bancos das redes autorizadas e fazer o pagamento conforme for mais conveniente.

Para que serve o IPVA SP 2019

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é cobrado anualmente dos proprietários de veículos domiciliados no Estado de São Paulo. Sua receita – após dedução de valores instituídos por lei federal – é dividido entre o estado (40%), o município onde o veículo foi emplacado (40%) e o FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (20%), de onde servirá para financiar os serviços básicos de saúde, educação, transporte, segurança e outros.

É válido lembrar que veículos com 20 anos ou mais são isentos do pagamento do IPVA em SP, porém isso não dispensa o proprietário da quitação do DPVAT, que permanece obrigatório e deve continuar sendo pago em quaisquer circunstâncias.

O não pagamento do IPVA 2019 SP impede o licenciamento do veículo, fazendo com que o bem possa acabar apreendido caso flagrado nas estradas pelas autoridades. Além disso o nome do proprietário pode acabar sendo incluído na dívida ativa, correndo o risco de perder o veículo.

Caso o IPVA esteja atrasado, o conselho é deixar o veículo na garagem enquanto não resolve a situação: isso porque se o bem for apreendido pela polícia haverá tanto a despesa do IPVA atrasado, juros e multas quanto às taxas do pátio do Detran.

Planeje-se e boa sorte!

Add Comment