IPVA 2019 SE – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento

Se você é proprietário de um veículo com certeza sabe que o IPVA é um compromisso muito importante. Isso porque o pagamento desse imposto é fundamental para que a documentação do veículo esteja em ordem exigindo portanto planejamento.

Mora no estado de Sergipe e precisa saber como consultar o valor, gerar o boleto e fazer o pagamento do IPVA 2019 SE? Fique tranquilo pois podemos ajudar:

IPVA 2019 SE

Como consultar valor e gerar boleto para IPVA 2019 SE

 

O governo do estado de Sergipe ainda não liberou maiores informações a respeito de datas de vencimento ou valores, porém vale a pena saber como consultar o valor ou gerar o boleto quando for necessário. Isso é útil principalmente nos estados que deixaram de enviar as guias de arrecadação pelos Correios.

Para fazer essa consulta e emissão de documento de arrecadação você deverá seguir alguns passos:

Para consultar e gerar o DUA (Documento Único de Arrecadação) com o qual você poderá quitar tanto IPVA quanto os demais débitos do licenciamento você recorrerá ao Detran SE:

1 – Acesse o site do Detran SE pelo endereço http://detran.se.gov.br/novo_inicio.asp

2 – Na guia “Veículos” clique em “Serviços de Veículos”.

3 – Clique em “Serviços” e em seguida escolha entre “Licenciamento Anual/IPVA (Banese)” ou “Licenciamento Anual/IPVA (outros bancos)”.

Ou, para consultar e gerar o DAE (Documento de Arrecadação Estadual) você recorrerá ao Sefaz (Secretaria da Fazenda) SE:

1 – Acesse o site do Sefaz SE através do endereço www.sefaz.se.gov.br

2 – Clique no botão “Serviços”.

3 – Selecione “Documento de Arrecadação Estadual – DAE)

4 – Clique em DAE IPVA

5 – Informe o Renavan do Veículo e do ano de exercício desejado e clique em “Ok”.

Pronto! Basta gerar o documento de arrecadação na modalidade desejada e imprimir, marcando as datas corretamente para não esquecer e ir se planejando!

Como fazer pagamento IPVA 2019 SE

 

Para quem está se planejando, saiba que existem duas formas de pagamento para o contribuinte quitar o tributo do IPVA 2019 SE:

  • Cota única antecipada com desconto de 10%
  • Parcelado em 3x sem desconto

Já para quitar o débito, o contribuinte deverá recorrer a rede bancária credenciada conforme escolhido no momento de gerar o DAE e utilizar os serviços de boca do caixa, terminais de autoatendimento ou internet caso seja correntista. Caso vá pagar após a data de vencimento será necessário gerar novamente o documento de arrecadação para que o novo documento possa ter seu valor corrigido, incluindo os juros.

É importante lembrar que os veículos com 15 anos ou mais de fabricação estão isentos do IPVA 2019 SE, porém outros pagamentos precisam ser feitos, como o seguro DPVAT por exemplo, que permanece sendo um compromisso obrigatório.

O que acontece se não pagar IPVA 2019 SE?

 

Imposto estadual fundamental para manter a documentação do veículo em dia, o não pagamento pode acabar deixando o veículo em situação irregular e sujeito a apreensão. Embora existam dúvidas sobre a legalidade de apreender veículos por conta de IPVA atrasado, é indicado que o proprietário deixe o veículo em casa até que o problema seja resolvido e a despesa paga ou negociada. Isso porque, em caso de apreensão, haverá mais para desembolsar do que o valor da dívida e das multas e juros, como as taxas da estadia do automóvel no Detran.

Outra coisa que pode acontecer é o nome do contribuinte acabar sendo inscrito na Dívida Ativa, que é justamente uma execução fiscal, o que pode complicar a vida do proprietário. Sendo assim fique de olho nas oportunidades de negociação oferecidas pelo Sefaz SE e que podem facilitar a vida mesmo de quem teve problemas e precisou atrasar o pagamento do IPVA.

Lembre-se: o IPVA é uma despesa que requer planejamento para ser acomodada no orçamento doméstico, portanto não perca os prazos!

Add Comment