IPVA 2019 SC – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento

Se você é proprietário de um automóvel sabe muito bem que alguns compromissos são inevitáveis. Um deles certamente é o IPVA. Imposto estadual cobrado anualmente, ele é fundamental para garantir que seu veículo esteja com a documentação em dia.

Mora no estado de Santa Catarina e quer saber como consultar o valor, gerar o boleto e fazer o pagamento do IPVA 219 SC? Está no lugar certo, pois podemos ajudar:

IPVA SC

IPVA SC

Como consultar valor e gerar boleto IPVA 2019 SC

Até o momento a Secretaria de Estado da Fazenda ainda não liberou as tabelas ou informações sobre valores ou datas para o pagamento do IPVA 2019 SC, porém não custa nada saber como fazer a consulta do valor e gerar o boleto quando chegar a hora.

Para descobrir o valor de IPVA 2019 SC basta seguir passos bem simples:

1 – Acesse o site do Detran SC através do link www.detran.sc.gov.br

2 – Clique na opção “Veículos”

3 – Digite o número da placa e do Renavam do veículo e clique em “Consultar”

Pronto! Com esses passos você pode conferir quais são os débitos do veículo, inclusive o de IPVA, assim também como outras informações úteis ao proprietário. Além disso é possível gerar a guia de pagamento para quitar o imposto.

Como pagar IPVA 2019 SC?

De acordo com informações do SEF SC o IPVA 2019 SC conta com duas formas de pagamento:

  • Cota única sem desconto
  • Parcelado em 3 vezes sem desconto.

Já a respeito dos bancos, o pagamento pode ser feito no Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Unibanco, Itaú, Caixa Econômica Federal e Sistema Bancobb caso seja feito através do boleto. Se você for correntista do Banco do Brasil/BESC, você pode efetuar o pagamento por terminais de autoatendimento, boca do caixa ou via internet utilizando o número do Renavam.

É bom lembrar que os veículos com mais de 30 anos de fabricação estão isentos do pagamento do IPVA 2019 SC, mas o proprietário deve continuar fazendo o pagamento do seguro DPVAT normalmente.

Para que serve o IPVA 2019 SC?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é um imposto estadual e cobrado anualmente. O valor arrecadado é dividido entre o estado e o município onde o veículo foi implantado e utilizado para despesas da administração, como saúde, educação, segurança, saneamento e outras, não sendo em específico utilizado para prestação de serviços como asfalto, sinalização de estradas e relacionados.

O que acontece se não pagar IPVA 2019 SC?

O não pagamento do IPVA pode trazer diversos problemas ao proprietário do veículo. Isso porque na maioria dos estados brasileiros o pagamento desse imposto influencia na documentação do automóvel. Por exemplo, o veículo pode acabar impedido de ter o licenciamento, fazendo com que sua documentação fique irregular e o bem possa ser apreendido caso flagrado pelas autoridades de trânsito. Nesse caso, ter o veículo apreendido rende mais dores de cabeça uma vez que, além da dívida, juros e multas, ainda haverá diárias do pátio do Detran. Isso faz com que seja melhor que o carro ou moto fique na garagem até que o problema seja resolvido.

Além disso o nome do proprietário pode acabar indo para a Dívida Ativa, o que pode dificultar um pouco a negociação e o pagamento da despesa atrasada. Mas é sempre possível esperar algum tempo e verificar se haverá alguma campanha para facilitar a quitação da dívida, com formas de pagamento ou descontos em multas e juros.

O IPVA é um compromisso que tende a custar caro e interfere muito no orçamento logo no início do ano, portanto ter um bom planejamento é algo necessário. Sendo assim mantenha-se atento quanto a data programada e assim não perder o prazo para a forma de pagamento escolhida.

Add Comment