IPVA 2019 RS – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento

Se você é proprietário de um veículo sabe que o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) é um compromisso que deve estar entre as prioridades quando pensamos em taxas e impostos necessários para manter a documentação em dia. Afinal, atrasar o pagamento do IPVA pode causar diversas dores de cabeça então isso exige algum planejamento.

Mora no estado do Rio Grande do Sul e quer saber como consultar o valor, gerar o boleto e fazer o pagamento do IPVA 2019 RS? Nós podemos ajudar:

IPVA PS

IPVA PS

Como consultar valor e gerar boleto IPVA 2019 RS

 

No momento as tabelas que informam os valores e demais informações referentes ao IPVA 2019 RS ainda não foram divulgadas, mas enquanto isso é possível pensar em planejamento e também nas formas de quitar o débito quando chegar a hora, e até mesmo poder aproveitar as oportunidades de descontos proporcionados por programas como os programas “Bom Motorista” e “Bom Cidadão”, podendo obter até 15% de desconto.

Para fazer a consulta do valor do IPVA 2019 RS e gerar o boleto para pagamento será preciso seguir alguns passos. Existem duas formas para consulta: o Detran-CE e o site feito pelo governo estadual para esclarecimentos sobre o IPVA. Vamos mostrar como lidar com os dois:

Como consultar IPVA 2019 RS pelo Detran RS

1 – Acesse o site do Detran RS através do link www.detran.rs.gov.br

2 – Selecione a opção de “Consulta do Veículo”

3 – Preencha os campos com os dados solicitados de Renavam e Placa.

4 – Marque o campo “Não sou um Robô”, clique em “Consultar” e siga as instruções.

Como consultar valor IPVA 2019 RS pelo site do governo estadual

1 – Acesse o site criado pelo governo do estado –  www.ipva.rs.gov.br

2 – Selecione a opção “Consulta do Veículo”

3 – Preencha os dados de Renavam e Placa conforme solicitado.

4 – Marque o campo “Não sou um Robô” e clique em “Consultar”.

Pronto, agora você terá acesso aos dados do veículo e também a formas para gerar o boleto e fazer o pagamento da forma como preferir.

Para pagar IPVA RS de exercício atual ou de exercícios anteriores que ainda não foram para dívida ativa, você pode utilizar os serviços dos bancos Banrisul, Bradesco, Sicredi, Santander, Caixa (e casas lotéricas) e Banco do Brasil (apenas para correntistas em terminais de autoatendimento ou via internet.)

Como parcelar IPVA RS de exercícios anteriores

 

Caso você deseje fazer o parcelamento de IPVA RS anteriores, é possível recorrer ao Banrisul (utilizando placa e Renavam em qualquer agência ou via internet) ou através do site da Receita Estadual.

Como obter desconto para IPVA 2019 RS

 

O estado do Rio Grande do Sul oferece algumas facilidades para quem deseja descontos, e eles podem ser obtidos nos seguintes termos:

  • Pagamento antecipado
  • Programa “Bom Cidadão”: que tem a ver com a participação do contribuinte no programa de Nota Fiscal Gaúcha
  • Programa “Bom Motorista”: que dá descontos de até 15% no valor do IPVA para condutor e proprietário do veículo que não tenha cometido infração de trânsito.

Mais informações e regras sobre essas modalidades de desconto estão no site www.ipva.rs.gov.br na guia “Descontos”

Como pagar IPVA RS na Dívida Ativa

 

O IPVA RS atrasado com auto de lançamento ou que foi parar na dívida ativa requer outro passo a passo, nesse caso sendo vinculado ao Sefaz (Secretaria da Fazenda do estado).

1- Acesse o site da Secretaria da Fazenda- www.sefaz.rs.gov.br. Com esse link você acessará uma página específica para gerar uma guia de arrecadação.

2 – Preencha os dados solicitados pelo formulário e siga as instruções da tela.

Você também pode recorrer ao atendimento no banco Banrisul utilizando número da placa e número do Renavam para obter as informações ou tomar providências quanto ao pagamento.

Mais informações sobre IPVA 2019 RS

 

Se você ainda tem dúvidas a respeito do IPVA 2019 RS, o governo do Rio Grande do Sul preparou um site para fornecer mais informações sobre o imposto. O site é o www.ipva.rs.gov.br. Além disso o estado também disponibiliza um aplicativo (IPVA RS) que está disponível tanto no Google Play quanto na APP Store.

Add Comment