IPVA 2019 RR – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento

O IPVA é um daqueles compromissos inadiáveis para quem é proprietário de um veículo. Imposto estadual cobrado anualmente, ele é fundamental para que a documentação do automóvel esteja regular.

Mora no estado de Roraima e quer saber como consultar o valor, gerar o boleto e fazer o pagamento do IPVA 2019 RR? Nós podemos ajudar:

IPVA RR

Para que serve o IPVA 2019 RR

 

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) Imposto estadual cobrado anualmente a proprietários de veículos cujo total arrecadado é dividido entre governo estadual e o município onde o automóvel foi emplacado. Esse valor, ao contrário do que muitos pensam não necessariamente serve para conservação de rodovias e estradas, mas sim para despesas com atendimento básico ao cidadão como saúde, educação, saneamento e outras áreas. Cada estado possui

O IPVA é um dos débitos a serem quitados para que o veículo possa ter o seu licenciamento, podendo assim trafegar sem maiores problemas com autoridades rodoviárias no que diz respeito a documentação.

Como consultar valor e gerar boleto IPVA 2019 RR

 

Até o momento o governo do estado de Roraima ainda não liberou nenhuma informação a respeito de valores e datas de vencimento para o pagamento do IPVA 2019 RR. Porém vale a pena conferir como fazer a consulta dos valores e a criação do boleto. Isso é útil principalmente se o seu estado não fizer mais o envio da guia de arrecadação pelo Correio. Além disso todos sabemos que o IPVA é um imposto que tem um impacto significativo no orçamento doméstico, o que exige um bom planejamento.

Para conferir o valor e gerar o boleto, será preciso seguir alguns passos:

1 – Acesse o site do Detran RR através do endereço www.rr.getran.com.br

2 – Informe o número do Renavam e da placa do veículo que deseja consultar.

Pronto! Agora você terá acesso a diversas informações a respeito do seu veículo e também poderá gerar o boleto e fazer o pagamento como julgar mais conveniente para o seu caso.

Como fazer o pagamento IPVA 2019 RR

 

Para quitar o imposto o contribuinte pode escolher entre formas de pagamento distintas. Veja:

  • Pagamento em cota única (não houve desconto no pagamento do exercício de 2018)
  • Parcelado em 3x.

Utilizando a guia de arrecadação, o pagamento pode ser realizado em um dos bancos credenciados pelo sistema, seja através da boca do caixa, do autoatendimento ou do site do banco desejado caso você seja correntista.

Vale lembrar que Roraima possui isenção de IPVA para veículos com mais de 10 anos de fabricação, porém isso não desobriga o contribuinte do pagamento do seguro DPVAT e outras despesas, portanto continue com o planejamento para quitar esses tributos.

O que acontece se não pagar IPVA 2019 RR

 

O não pagamento do IPVA pode gerar alguns problemas ao proprietário do veículo. Como o imposto está ligado ao Licenciamento, sem quitar o IPVA não é possível obtê-lo, o que deixa o automóvel em situação irregular e sob risco de apreensão.

Embora existam muitas discussões a respeito da legalidade de apreender um veículo por conta de despesas de IPVA, elas ainda acontecem em diversos estados brasileiros. Caso isso aconteça, as despesas ficam ainda maiores pois além de juros e multas pelo atraso, ainda passam a contar as despesas do tempo que o automóvel passou no pátio do Detran. O nome do proprietário pode ser inscrito na Dívida Ativa, que é uma execução fiscal.

Caso você esteja nessa situação vale a pena deixar o veículo na garagem até que a situação esteja resolvida. Caso possa esperar, existem épocas nas quais são concedidos descontos, parcelamentos e maiores facilidades para o pagamento da dívida.

Lembre-se: IPVA é uma despesa que exige planejamento, portanto fique de olho nas datas e escolha a forma de pagamento mais conveniente para seu orçamento.

Add Comment