IPVA 2019 RN – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento

Quem é proprietário de automóvel sabe muito bem o quanto o IPVA é um compromisso importante. Imposto estadual cobrado anualmente, ele é fundamental para deixar a documentação do veículo em dia e evitar maiores dores de cabeça.

Mora no estado do Rio Grande do Norte e deseja consultar o valor, gerar o boleto e fazer o pagamento do IPVA 2019 RN? Então nós podemos ajudar:

IPVA RN

Como consultar valor e gerar boleto IPVA 2019 RN?

Até o momento o governo do estado do Rio Grande do Norte não divulgou informações sobre os valores e as datas de vencimento do IPVA 2019 RN, porém vale a pena saber como consultar o valor e também gerar o boleto para pagamento do imposto. Isso é muito útil principalmente em locais onde o IPVA não é mais enviado pelos Correios. Além disso o planejamento é importante, afinal trata-se de um imposto que interfere no orçamento doméstico, e o método de pagamento escolhido pode fazer toda a diferença para que o impacto seja menor.

Para fazer a consulta e gerar o boleto você deverá seguir alguns passos utilizando o site do Detran RN. Confira como:

1 – Acesse o site do Detran RN pelo endereço http://www.detran.rn.gov.br

2 – Clique na opção “Consulta de Veículos e Boletos”

3 – Digite os dados solicitados pelo sistema que são número da placa e do Renavam e por fim clique em “Consultar”.

Pronto! Com essa tela você poderá saber de toda cota e imposto que o veículo possa ter. Nesse caso basta escolher IPVA e verificar as opções disponíveis assim como gerar a guia de pagamento do tributo.

Como fazer o pagamento do IPVA 2019 RN

É esperado que o IPVA 2019 RN tenha duas formas de pagamento distintas, sendo elas:

  • Cota única antecipada com 5% de desconto.
  • Parcelado em até 5x sem desconto.

Já o pagamento em si pode ser feito em qualquer agência bancária desde que o contribuinte utilize o boleto gerado pelo site do Detran RN conforme o procedimento explicado acima. Também é possível fazer o pagamento  do tributo em um dos postos bancários do “Nossa Agência” bastando mencionar a placa do veículo, com a vantagem do débito ter baixa imediata após quitá-lo, sem perder tempo. Caso você seja correntista do Banco do Brasil você poderá utilizar o número do Renavam para quitar o débito em terminais de autoatendimento ou via internet.

A arrecadação obtida pelo pagamento do IPVA é dividido entre estado e município onde o veículo foi emplacado, servindo para aplicação em áreas como saúde, educação e outras áreas de atendimento ao cidadão, não sendo necessariamente aplicado em conservação de estradas ou sinalização.

O que acontece se não pagar o IPVA 2019 RN

O pagamento do IPVA é indispensável para manter a documentação do veículo em ordem. Isso porque, sem quitar o tributo, não é possível obter o licenciamento do automóvel, deixando o bem em situação irregular, correndo risco de apreensão caso flagrado em uma blitz. Embora a legalidade na apreensão de um veículo por conta do IPVA atrasado seja uma questão muito debatida, caso isso aconteça o proprietário terá de arcar com mais do que juros e multas, porque passarão a contar também as taxas do Detran RN. Além disso o nome do proprietário pode acabar na Divida Ativa, que é uma execução fiscal.

Caso o seu veículo esteja nessa situação o melhor conselho é deixá-lo na garagem enquanto o problema não é resolvido. Muitos estados permitem parcelamentos de exercícios de IPVA atrasado e algum desconto que possa facilitar a vida de quem deseja quitar a dívida.

Lembre-se: o planejamento é importante, sendo assim planeje-se e verifique qual a forma de pagamento mais adequada para o seu caso. Acima de tudo: evite deixar para o último dia.

Add Comment