IPVA 2019 PR – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um compromisso do qual os proprietários de veículos não tem como fugir. Cobrado anualmente, o imposto é fundamental para ter a documentação do carro em dia, evitando diversas dores de cabeça.

Mora no Paraná e precisa consultar o valor, gerar o boleto e pagar o IPVA 2019 PR? Então nós podemos ajudar:

IPVA PR

IPVA PR

Como consultar valor e gerar boleto IPVA 2019 PR

 

A tabela FIPE para 2019, bem como prazos e outras informações importantes ainda não foram divulgadas, porém é possível já ter uma ideia de como consultar o valor e gerar o boleto, fazendo assim um planejamento para evitar possíveis atrasos e aproveitar possibilidades de desconto.

Para consultar o valor e gerar o boleto basta seguir alguns passos. Trata-se de algo bastante simples:

1- Acesse o site da Secretaria da Fazenda do estado do Paraná – www.fazenda.pr.gov.br/modules/conteudo/ipva.php

2 – Digite o número do Renavam, insira data de pagamento e digite o código presente na imagem de segurança.

3 – Clique em “Consultar”.

Pronto. Com esses passos você pode conferir o valor devido e também gerar uma guia de pagamento e fazer o pagamento da maneira mais conveniente, em terminais de autoatendimento ou através do sites das instituições bancárias credenciadas caso você seja correntista.

Como pagar IPVA PR 2019

 

Conforme mencionamos anteriormente, o SEFAZ ainda não divulgou as tabelas, valores e as datas para o pagamento do IPVA 2019 PR, mas é possível pensar no planejamento com antecedência para não perder as facilidades ou de fazer o que for mais adequado para o seu orçamento no momento.

O estado do Paraná permite o pagamento do IPVA PR de duas formas:

  • Pagamento único com desconto de 3% se quitado em janeiro até data limite conforme o final da placa
  • Parcelado em 3x, sem desconto, com vencimentos de janeiro a março até a data limite conforme a numeração final da placa.

O pagamento também pode ser feito em agências dos bancos Banco do Brasil, Bradesco, Bancoob, Rendimento, Itaú e Sincredi apenas utilizando apenas o número do Renavam ou GR-PR atualizada. Fora isso, com o boleto disponibilizado pelo portal da SEFA, é possível pagar o IPVA 2019 PR em qualquer banco ou seus autorizados.

O atraso no pagamento do IPVA 2019 PR incide em multa de até 10% sobre o valor do imposto além ainda de juros mensais, portanto não esqueça de se planejar.

Como consultar e pagar IPVA PR que foi para dívida ativa?

 

No estado do Paraná, os débitos de IPVA não quitados até o último dia do exercício anterior ao corrente podem ser inscritos na dívida ativa, bem como o valor correspondente a parcelamentos rescindidos por falta do pagamento.

O procedimento de consulta é exatamente o mesmo para o IPVA:

1 – Acesse o site da Secretaria da Fazenda do estado do Paraná – http://www.fazenda.pr.gov.br/modules/conteudo/ipva.php

2 – Digite o número do Renavam, insira data de pagamento e digite o código presente na imagem de segurança.

3 – Clique em “Consultar”.

Você saberá se a dívida está ajuizada porque a consulta ao portal SEFA mostrará uma observação, sendo de “observação de ajuizamento” (cobrança judicial) ou “prazo amigável” (cobrança administrativa).

Os débitos podem ser pagos integralmente ou parcelados em até 10x (sendo o último podendo ser requerido de forma presencial se dirigindo a Agência da Receita Estadual). É possível fazer o pagamento através do Banco do Brasil (somente com GR-PR disponível no portal SEFA) ou Bancoob, Bradesco, Itaú, Rendimento e Sincred (com o número do Renavam ou GR-PR).

Para conferir outras informações sobre a cobrança do IPVA, e responder a possíveis dúvidas a respeito de formas de pagamento, requisições de dispensa e legislação sobre a cobrança do imposto basta acessar o site do SEFAZ para ter acesso a diversas respostas – http://www.atendimento.fazenda.pr.gov.br .

Add Comment