IPVA 2019 PI – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento

Quem é proprietário de um veículo sabe que certos compromissos são inadiáveis. Um deles é o IPVA: imposto estadual cobrado anualmente a proprietários de automóveis, seu pagamento é fundamental para garantir que os documentos estejam em dia.

Mora no estado do Piauí e quer saber como consultar o valor, gerar o boleto e fazer o pagamento do IPVA 2019 PI? Então nós podemos ajudar.

IPVA PI

Como consultar valor e gerar boleto IPVA 2019 PI

 

O governo do estado do Piauí ainda não divulgou a tabela de valores ou datas de vencimento e maiores informações a respeito do pagamento do IPVA 2019 PI. Porém já é possível saber como consultar o valor e gerar o boleto e assim facilitar a vida quando chegar a hora. Esse planejamento é importante em especial caso o governo do estado deixe de enviar o boleto de IPVA 2019 PI para seus contribuintes pois dependerá somente de você procurar pela informação e ficar de olho nas datas.

Para fazer a consulta o contribuinte deverá recorrer ao site do Detran do Piaui. Veja só como fazer:

1 – Acesse o site do Detran PI através do endereço http://taxas.detran.pi.gov.br/

2 – Digite o número do Renavam, a placa e o ano de exercício do IPVA desejado. Depois resolva o Captcha e clique em “consultar”

Pronto! Nessa tela você terá acesso as informações a respeito do licenciamento do veículo, o que inclui os dados referentes ao IPVA desejado e também gerar o boleto para quitar o imposto. O site disponibiliza ainda uma série de outras informações úteis para quem tem dúvidas a respeito do IPVA e de outros serviços úteis.

Como fazer o pagamento do IPVA 2019 PI

 

O proprietário do veículo pode escolher entre duas formas de pagamento para o IPVA 2019 PI:

  • Cota única com 15% de desconto de acordo com o vencimento
  • Parcelado em 3x sem desconto de acordo com o vencimento

Ambas as formas de pagamento dependem dos prazos estabelecidos pelo governo do estado do Piauí para o pagamento das parcelas. Já para quitar o tributo você deverá recorrer a agências do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Casas Lotéricas utilizando o boleto. Já se você for correntista será possível usar os terminais de autoatendimento e também os sites dos respectivos bancos para fazer o pagamento via internet, facilitando assim sua vida.

Lembrando que existem diversas circunstâncias que podem fazer com que um veículo seja considerado isento do pagamento do IPVA, porém outros compromissos como DPVAT e licenciamento permanecem sendo obrigatórios.

O que acontece se não pagar o IPVA 2019 PI

 

O pagamento do IPVA é fundamental para manter a documentação do automóvel em dia já que sem quitá-lo não é possível fazer o licenciamento. Sem o licenciamento o veículo passa a estar em situação irregular. Nesse caso o risco passa a ser de apreensão caso o veículo seja flagrado por autoridades de trânsito.

Existem divergências a respeito da legalidade da apreensão do automóvel devido ao não pagamento do IPVA, mas por via das dúvidas é melhor deixar o veículo na garagem para evitar maiores dores de cabeça. Isso porque, em caso de apreensão a dívida acaba sendo mais cara devido a custos do pátio. Além de uma possível apreensão caso flagrado, o nome do proprietário pode acabar na Dívida Ativa, que é uma execução fiscal, dificultando a vida do proprietário.

Se você está com problemas com IPVA atrasado, saiba que existem possibilidades de negociação que variam desde o parcelamento até o perdão de juros e multas sem que seja preciso renegociar dívidas em agências físicas, portanto fique de olho em notícias e campanhas do governo do estado.

Lembre-se: o IPVA é um imposto que tende a interferir muito no orçamento doméstico, portanto o planejamento é fundamental.

Add Comment