IPVA 2019 PB – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento

Se você é proprietário de um automóvel sabe bem o quanto o IPVA é um compromisso importante. Imposto estadual cobrado anualmente, ele é fundamental para quem tem um veículo e precisa de sua documentação em ordem. E claro, o atraso em quitar esse tributo pode trazer diversos prejuízos.

Mora no estado da Paraíba e quer saber como consultar o valor, gerar o boleto e pagar o IPVA 2019 PB? Então você está no lugar certo pois podemos te ajudar:

IPVA PB

Consultar valor e gerar boleto IPVA 2019 PB

Até o momento o governo do estado da Paraíba ainda não liberou informações a respeito de valores e prazos para o pagamento do IPVA 2019 PB, mas como o planejamento é importante vale a pena saber como fazer a consulta do valor e gerar o boleto para quitar o tributo no prazo para a forma de pagamento escolhida. Isso é ainda mais importante agora, já que os boletos não são mais enviados pelos Correios, cabendo ao contribuinte ter de se planejar quanto a datas e prazos.

Para conferir o valor e gerar o boleto e quitar o tributo você deverá utilizar o site Secretaria de Estado da Receita da Paraíba (SER PB) seguindo passos bem simples. Confira:

1 – Acesse o site do SER PB através do link  https://www.receita.pb.gov.br/

2 – Através dessa tela você poderá escolher entre consultar os débitos do veículo e gerar a guia de pagamento do IPVA 2019 PB. Escolha de acordo com o que for mais conveniente para o seu caso.

3 – Digite o número do seu CPF/CNPJ e o número da placa e do Renavam do veículo que deseja consultar ou emitir a guia. Resolva a captcha e clique em “Consultar”.

Pronto! Seguindo essas instruções você tanto poderá conferir informações sobre o veículo e valores de IPVA e outras pendências como gerar a guia de pagamento para o exercício de IPVA desejado.

Como pagar IPVA 2019 PB

O contribuinte terá três opções para fazer o pagamento do IPVA 2019 PB. Veja quais são:

  • Cota única à vista com desconto de 10%
  • Cota única ao final do terceiro mês
  • Parcelamento em 3x

Já a respeito de onde fazer o pagamento, você deverá recorrer aos serviços do Bradesco. Se você for correntista poderá fazer o pagamento utilizando somente o número do Renavam e através tanto dos terminais de autoatendimento quanto via internet.

É preciso lembrar que, embora a legislação estadual da Paraíba isente os veículos com 15 anos ou mais de fabricação do IPVA, o seguro DPVAT, o licenciamento e outras taxas seguem sendo compromissos obrigatórios, portanto fique de olho.

O que acontece se não pagar o IPVA 2019 PB

O IPVA é um imposto estadual cuja receita é dividida entre o estado e o município onde o veículo foi emplacado, sendo utilizado para áreas básicas de atendimento à população como saúde e educação. Além disso o seu pagamento está diretamente relacionado com a documentação do automóvel: sem o pagamento desse imposto, o veículo não pode ter o licenciamento, o que o deixa em situação irregular.

O automóvel passa a ter risco de apreensão caso seja pego em uma bliz, o que fará a dívida ficar mais cara pois além dos juros e multas ainda precisará lidar com taxas do Detran. Outro ponto é a possível inscrição na Dívida Ativa, encarecendo os custos com a dívida devido a multas e juros mais pesados.

Caso você esteja com o IPVA atrasado, o conselho é manter o veículo na garagem enquanto não resolve o problema. Isso evita maiores dores de cabeça no futuro.

Lembre-se: o IPVA tende a ser caro e um gasto significativo no orçamento doméstico, então requer planejamento para quitar o tributo e deixar a documentação do seu automóvel em dia. Assim que puder verificar a tabela e as datas, vale a pena deixar lembretes. Assim você não perde o prazo para pagar na forma desejada.

Add Comment