IPVA 2019 PA – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento

O IPVA é um compromisso bem conhecido dos brasileiros. Imposto estadual cobrado anualmente a proprietários de veículos, ele é indispensável para manter a documentação do automóvel em dia. E como esse é um tributo que tende a pesar no orçamento doméstico é preciso planejar com antecedência e desse modo escolher a forma mais conveniente de lidar com a despesa.

Mora no estado do Pará e quer mais informações sobre como consultar o valor, gerar o boleto e fazer o pagamento do IPVA 2019 PA? Então nós podemos ajudar:

IPVA PA

Como consultar valor e gerar boleto IPVA 2019 PA

Até o momento o governo do estado do Paraná não liberou informações a respeito de datas e valores, porém é possível saber como fazer a consulta desses dados quando chegar a hora e assim planejar a melhor ocasião para o pagamento.

Para consultar o valor do IPVA 2019 PA será preciso seguir alguns passos bem simples:

1 – Acesse o site da Sefa (Secretaria de Fazenda) do Pará pelo link http://sefa.pa.gov.br/

2 – Digite o número do Renavam do veículo e clique em “Consultar”.

Pronto! A consulta ao valor está feita e a partir dessa mesma tela você poderá gerar o boleto e assim quitar o imposto na data solicitada e de acordo com a forma de pagamento pretendida. No mesmo site também é possível conferir maiores informações a respeito assim como resolver dúvidas que possam surgir.

Através do Detran PA também é possível conferir informações sobre a situação do veículo e outras despesas e pendências que possam ter, bastando selecionar a opção “Veículos” e escolher o que deseja conferir.

Como fazer o pagamento do IPVA 2019 PA

O proprietário do veículo pode escolher entre três formas de pagamento para o tributo:

  • Cota única antecipada com desconto
  • Cota única junto com licenciamento do Detran
  • Parcelamento em até 3x sem desconto

Se você deseja descontos, uma boa notícia: o proprietário pode ser beneficiado pelo IPVA Cidadão, que concede descontos no pagamento do IPVA. Nesse caso são 15% de desconto para contribuintes sem multas de trânsito nos últimos dois anos; desconto de 10% se o contribuinte não teve multas de trânsito no ano anterior e 5% de desconto nos demais casos.

Já para efetuar o pagamento do imposto é possível recorrer ao Banpará, Banco do Brasil, Basa, Bradesco e Caixa Econômica Federal utilizando o boleto. Caso você seja correntista de algum desses bancos também é possível utilizar o terminal de autoatendimento ou o site do banco para fazer o pagamento utilizando somente o Renavam.

Vale lembrar que veículos com mais de 15 anos de fabricação estão isentos do pagamento do IPVA, porém o mesmo não vale para o seguro DPVAT. Este permanece sendo obrigatório independente do ano de fabricação.

O que acontece se não pagar IPVA 2019 PA

O pagamento do IPVA está diretamente ligado a documentação do veículo. Sem ele não é possível fazer o licenciamento e assim o automóvel passa a estar em situação irregular. Caso ele seja flagrado em uma blitz o veículo pode ser apreendido, encarecendo ainda mais a dívida uma vez que além dos juros e multas ainda terá de arcar com taxas de diárias do Detran do seu estado. Outro ponto é que a dívida pode ir parar na Dívida Ativa, o que pode acabar dificultando o pagamento posterior.

Se você tem um veículo nessa situação, o conselho é deixá-lo na garagem até que o problema possa ser resolvido de maneira adequada. Atualmente existem diversas possibilidades que variam desde o parcelamento da dívida até um possível desconto nas multas, juros e taxas, sendo assim vale a pena ficar de olho nas notícias e pensar em um planejamento adequado para dar conta das despesas.

Add Comment