IPVA 2019 MT – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento

Se você é um proprietário de veículo sabe que o pagamento do IPVA é um compromisso que não pode ser adiado. O atraso pode gerar uma tremenda dor de cabeça ao dono do bem, assim como despesas a mais. Sendo assim, se você mora no estado Mato Grosso, está na hora de aprender como consultar, gerar o boleto e fazer o pagamento do IPVA 2019 MT.

IPVA MT

IPVA MT

Como saber valor e gerar boleto IPVA 2019 MT

 

Até o momento ainda não foram divulgadas as tabelas com as datas de vencimento do IPVA 2019 MT, porém é possível ter informações sobre como consultar o valor devido quando chegar a hora. Sendo assim, vamos ao passo a passo:

1 – Acesse o site da Secretaria de Estado de Fazenda pelo endereço www.sefaz.mt.gov.br;

2 – Informe o número do chassi ou do Renavam do veículo;

3 – Selecione o ano de Referência;

4 – Digite o código de segurança exibido na imagem;

5 – Clique em “Consultar”.

Pronto! Desse modo você pode consultar o valor do IPVA e ainda pode gerar a guia de pagamento. Assim você pode fazer o pagamento da forma que for mais conveniente. Lembrando que o valor pode ser pago tanto na boca do caixa, quanto em terminais de autoatendimento ou no site do banco credenciado de sua preferência caso você seja correntista, bastando ter o número do Renavam em mãos em todos os casos.

Lembrando que o pagamento do IPVA disponibiliza três opções ao proprietário: à vista com desconto durante o mês do vencimento da primeira parcela; à vista sem desconto com pagamento para o mês seguinte ao vencimento da primeira parcela; ou parcelado em três meses de acordo com o dígito da sua placa. Programe-se para ter um bom planejamento que não atrapalhe o seu orçamento.

Como saber valor do IPVA MT na Dívida Ativa

 

Se você atrasou o pagamento de IPVAs anteriormente pode ser que a dívida tenha sido inscrita na Dívida Ativa. Sendo assim, para conferir e pagar o valor desse imposto atrasado as etapas são um pouco diferentes. Nesse caso é preciso recorrer a Procuradoria Geral do Estado:

1 – Acesse o site do PGE – www.pge.mt.gov.br/

2 – Procure a opção de “Produtos e Serviços” e clique em “IPVA – Dívida Ativa”

3 – Insira nos campos correspondentes seu CPF ou CNPJ e Chassi do Veículo ou Renavam.

4 – Selecione qual a situação da dívida, se está “Pendente de Negociação” ou “Negociada”.

5 – Clique em “Consultar”.

Pronto. Desse modo você terá na tela todas as informações necessárias a respeito do seu IPVA atrasado e também a formas e opções para quitar a despesa.

Para que serve o IPVA 2019 MT?

 

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto pago anualmente por proprietários de veículos automotores terrestres, sendo cobrado sobre todos os veículos que estão nas estradas brasileiras, cuja receita é dividia entre o município onde o veículo foi emplacado e o estado, sendo redirecionado para diversas áreas básicas para o bem estar do cidadão.

No estado do Mato Grosso, os veículos com mais de 18 anos de fabricação passaram a ter isenção do IPVA em 2018, mas é preciso lembrar que a regra não se aplica ao DPVAT, que permanece sendo uma obrigação para o proprietário.

O não pagamento do IPVA pode render diversas dores de cabeça ao proprietário: sem o IPVA pago não é possível fazer o licenciamento do veículo, deixando o bem em situação irregular. A débito pode fazer com que o nome do dono do bem possa parar na Dívida Ativa e o veículo pode ser apreendido caso seja flagrado trafegando com documentos irregulares. Nesse caso, o melhor conselho é deixar o veículo na garagem e procure resolver o problema o mais rápido possível: em alguns casos é possível fazer um parcelamento do débito que está em dívida ativa, facilitando a resolução do problema.

Add Comment