IPVA 2019 MS – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento

Quem é proprietário de um veículo sabe que alguns compromissos são inevitáveis. Estamos falando em compromissos que estão além da manutenção adequada, mas sim de impostos: o IPVA é um deles. Cobrado anualmente, o IPVA é fundamental para manter o veículo com a documentação em dia e evitar dores de cabeça.

Mora no estado do Mato Grosso do Sul e quer saber como consultar o valor, gerar o boleto e fazer o pagamento do IPVA 2019 MS? Então nós podemos ajudar:

IPVA MS

IPVA MS

Como consultar valor e gerar boleto IPVA 2019 MS

Até o momento ainda não houve divulgação das tabelas ou das datas referentes ao pagamento do IPVA 2019 MS, porém podemos ajudar mostrando como fazer a consulta do valor e gerar o boleto quando chegar a hora.

Para isso, basta seguir alguns passos bem simples. Veja só:

1 – Acesse o site da Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda do MS) em www.sefaz.ms.gov.br

2 – Clique no botão “IPVA”

3 – Nessa tela você confere diferentes informações. Para consultar o valor clique em “Consulta de Débitos”

4 – Digite número de placa, Renavam e por fim o código de segurança solicitado.

Pronto! Desse modo você poderá fazer a consulta do valor e também gerar a guia de pagamento para o seu IPVA 2019 MS.

Como fazer pagamento IPVA 2019 MS

Ainda não foram divulgadas as formas de pagamento para o IPVA 2019 MS, mas é bastante provável que seja a mesma adotada para o exercício de 2018:

  • Em parcela única, com 15% de desconto de acordo com a tabela
  • Em até cinco parcelas, sem desconto de acordo com a tabela.

O débito pode ser quitado em diversos bancos, sendo credenciados o Banco do Brasil, ITAÚ, Caixa Econômica Federal, HSBC, Bradesco, Safra, Sicredi e Banco (Conta Fácil) e seus correspondentes.

Ele pode ser quitado através do código de barras em terminais de autoatendimento, na boca do caixa, com o número do Renavam e através do site das instituições bancárias caso você seja correntista. Além disso o pagamento também pode ser realizado em postos de arrecadação do Detran MS.

Em caso de pagamento após a data do vencimento, será necessário fazer outro procedimento solicitando uma nova guia de recolhimento. Isso pode ser feito pelo site da Sefaz, agência da AGENFA (Agência Fazendária), os Facil de Campos Grande ou Unidade de Acompanhamento e Arrecadação de Outros Tributos. Essa nova guia de recolhimento terá os valores atualizados, contando multa e juros.

Vale também que o estado do Mato Grosso do Sul isenta os veículos com mais de 20 anos de fabricação do pagamento do IPVA, porém o seguro DPVAT permanece sendo uma despesa obrigatória mesmo nos casos de isenção ou dispensa de pagamento do imposto.

O que acontece se não pagar IPVA 2019 MS

Na maioria dos estados, o pagamento do IPVA está diretamente ligado com o licenciamento do veículo. Sendo assim, o IPVA atrasado pode impedir que o veículo seja licenciado e assim fique em situação irregular. Nesse caso, se o automóvel for flagrado pelas autoridades de trânsito, ele pode acabar apreendido e dando dores de cabeça ao proprietário uma vez que, além das multas e juros, ele terá de arcar com as diárias do pátio.

Além disso, a dívida do IPVA atrasado pode acabar na Dívida Ativa, o que complica a situação dos pagamentos já que não apresentam as mesmas facilidades nem as mesmas taxas. Nesse caso pode ser necessário esperar até que o Sefaz faça uma campanha com condições especiais para quem deseja quitar as dívidas aliviando multas e juros.

Lembre-se: o IPVA tende a ser uma despesa que compromete uma parcela significativa do orçamento doméstico, portanto requer planejamento. Sendo assim fique de olho nas datas corretas para não perder o prazo para o método de pagamento desejado, certo?

Add Comment