IPVA 2019 MG – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento

Quem tem um carro na garagem sabe bem que alguns compromissos são inevitáveis, e sem dúvida o IPVA está no topo da lista. Imposto pago anualmente, o atraso no pagamento pode gerar muitas dores de cabeça e também despesas a mais, sendo assim exige um certo planejamento.

Mora no estado de Minas Gerais e quer saber como consultar o valor do IPVA 2019 MG, gerar o boleto e fazer o pagamento? Então está no lugar certo.

IPVA MG

Como saber o valor IPVA 2019 MG

 

Até o momento as tabelas com as datas para o IPVA 2019 MG ainda não foram divulgadas, mas é possível já ter ciência de como consultar o valor, gerar o boleto e fazer o pagamento.

Para consultar o valor do IPVA 2019 MG você pode recorrer ao site do Detran MG ou diretamente na Secretaria de Estado da Fazenda (SEF). De qualquer modo o próprio site do Detran acabará redirecionando o interessado ao site do SEF.

1 – Acesse o seguinte link da SEF para gerar a guia de arrecadação de IPVA: http://ipva1.fazenda.mg.gov.br/ipvaonline/inputEmissaoGuiaArrecadacaoIpvaPorRenavam.action

2 – Informe o código do Renavam do veículo sem usar ponto nem hífen, apenas números.

3 – Escolha o ano de exercício para o qual você deseja fazer consulta ou gerar a guia de arrecadação.

4 – Digite os caracteres de segurança da imagem ao lado.

5 – Clique em “Consultar”.

Pronto! Agora você já tem sua guia de arrecadação do IPVA na tela, bastando apenas imprimir caso desejado.

Como fazer pagamento do IPVA 2019 MG?

 

O pagamento do IPVA 2019 MG pode ser feito em uma agência dos bancos credenciados na boca do caixa, via terminal de autoatendimento ou via internet, assim como por meio da guia de arrecadação. Em todos os casos é necessário que o proprietário do veículo informe o número do Renavam, que está no documento de CRLV do veículo.

O pagamento do IPVA 2019 MG pode ser realizado em agências do Banco do Brasil e seus correspondentes, Caixa e lotéricas, Santander, Mercantil e SICOOB.

Como consultar e pagar IPVA MG na Dívida Ativa?

 

Se o pagamento atrasou e a conta foi parar na Dívida Ativa, o passo a passo é um pouco diferente. De qualquer modo cabe ficar atento pois é possível fazer um parcelamento da dívida, nesse caso acrescido de juros e multa. Tanto simulação quanto inclusão do parcelamento podem ser feitos presencialmente em uma das unidades de atendimento da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG ) ou via internet.

De acordo com a legislação do estado, os débitos vencidos de exercícios anteriores podem ser divididos em até 12 parcelas com valor mínimo de R$ 200. Após pagar a primeira parcela e caso não existam outras dívidas o proprietário receberá o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e também o Certificado de Licenciamento Anual (CLA) do ano vigente.

De qualquer modo, antes de fazer a solicitação é indicado consultar o órgão de trânsito da sua região para verificar se existe alguma pendência que possa impedir ou inviabilizar o parcelamento

Como simular parcelamento de IPVA MG atrasado

1 – Basta acessar a página para Simulação em: https://www2.fazenda.mg.gov.br/sol/ctrl/SOL/PARCEL/CONSULTA_002?ACAO=VISUALIZAR

2 – Insira os dados de CPF ou CNPJ do proprietário e o Renavam do veículo.

3 – Digite o código para confirmar a autenticidade.

4 – Siga as demais instruções.

Como emitir guia de pagamento de débito de IPVA MG atrasado

1 – Acesse o site da Receita Online – http://receitaonline.fazenda.mg.gov.br/rol/dae/

2 – Selecione o tipo de identificação, preenchendo e inserindo número de documento, PTA ou parcelamento

3 – Clique em “Consultar” e aguarde as informações sobre o débito.

4 – Clique em “Instruções para Pagamento” e escolha a forma que prefere usar para quitar o débito.

5 – Caso a forma escolhida tenha sida por Guia, clique em “Emitir”.

Com a guia devidamente gerada, basta realizar o pagamento de acordo com as instruções recebidas.

Fique atento ao calendário e planeje-se!

Add Comment