IPVA 2019 MA – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento

Se você é proprietário de um veículo sabe muito bem que alguns compromissos não podem ser negligenciados. Esse é o caso do IPVA: o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é fundamental para manter a documentação do carro em dia, evitando dores de cabeça com autoridades de trânsito.

Mora no estado do Maranhão e precisa saber informações fundamentais sobre a consulta do valor, o boleto e o pagamento do IPVA 2019 MA? Então nós podemos ajudar:

IPVA MA

IPVA MA

Como consultar valor e gerar boleto IPVA 2019 MA

Até o momento o estado ainda não disponibilizou a tabela ou os valores referentes ao exercício do IPVA 2019 MA, mas é possível já contar com algumas informações úteis a respeito de como conferir o valor e gerar o boleto para pagamento do IPVA 2019 MA:

1 – Acesse o site do Sefaz MA através do endereço www.sefaz.al.gov.br

2 – A direita você encontrará a opção “IPVA”. Basta clicar.

3 – Nessa tela você encontrará a tabela com dos valores referentes ao exercício de 2019 quando forem divulgados. Clique na opção “Clique e Consulte os Débitos”.

4 – Escolha o tipo de consulta desejada – se consulta por Renavam ou por CPF/CNPJ – insira a informação solicitada e digite o código de segurança.

Pronto! Desse modo você poderá fazer a consulta referente aos valores de IPVA 2019 AL e também gerar o boleto para fazer o pagamento.

Como pagar o IPVA 2019 MA

Segundo o site do Sefaz MA o IPVA 2019 MA pode ser pago de duas maneiras.

  • Em cota única com 10% de desconto.
  • Em três parcelas de acordo com o dígito final da placa.

O imposto pode ser pago através do Banco do Brasil, Bradesco e seus respectivos correspondentes bancários, sendo que no Banco do Brasil ele pode ser feito com o informe do número de Renavam e pago por débito em conta corrente, terminal de autoatendimento ou internet banking caso seja correntista. Já quem optar pelo Bradesco deverá apresentar o Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE), que pode ser encontrado no site da Sefaz MA ou presencialmente em agências de atendimento da Secretaria da Fazenda.

É possível também fazer o parcelamento de débito de exercícios anteriores do IPVA via internet também através do site do Sefaz MA.

É preciso lembrar que os veículos com 15 anos de fabricação ou mais estão isentos do pagamento do imposto, porém o seguro DPVAT continua sendo obrigatório, portanto lembre-se deste compromisso.

O que acontece se não pagar IPVA 2019 MA

O não pagamento do IPVA 2019 MA pode levar o proprietário a ter diversos problemas. Na maioria dos estados o pagamento do IPVA está ligado ao licenciamento do veículo: em caso de inadimplência é possível que seu veículo passe a estar em situação irregular. Caso flagrado em situação irregular pelas autoridades de trânsito, o bem pode ser apreendido e o proprietário acabará arcando com despesas a mais como as diárias no pátio do Detran.

Outro ponto a ser reforçado é que o não pagamento pode fazer com que a dívida seja incluída na Dívida Ativa, tornando a despesa um pouco mais complicada de ser quitada e podendo causar dores de cabeça a longo prazo.

Caso você esteja com débitos de IPVA atrasados a recomendação é deixar o veículo na garagem até a resolução do problema, evitando que a situação possa piorar. Fique de olho no noticiário ou no site do Sefaz MA: é possível encontrar oportunidades que podem facilitar o pagamento das dívidas atrasadas como parcelamentos ou perdão quanto aos juros e multas.

Lembre-se: o IPVA é um compromisso inadiável e cujo valor tende a comprometer uma boa parte do orçamento doméstico portanto planejamento é indispensável, ainda mais considerando que nem sempre o boleto do IPVA vem pelo correio. Planeje-se quanto as datas e a melhor forma de pagamento e aproveite!

Add Comment