IPVA 2019 GO – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento

IPVA GO

IPVA GO

O IPVA é um compromisso fundamental no orçamento dos proprietários de veículos. Imposto estadual pago anualmente, sua quitação é necessária para garantir que o veículo esteja com a documentação em dia.

Mora no estado de Goiás e deseja saber como consultar o valor, gerar o boleto e fazer o pagamento do IPVA 2019 GO? Então nós podemos ajudar:

 

Como consultar valor e gerar boleto IPVA 2019 GO

Até o momento ainda não foram divulgadas as tabelas ou as datas para pagamento do IPVA 2019 GO, mas podemos ajudar e ensinar como fazer a consulta do valor e gerar a guia de pagamento:

Para acessar o valor e a gerar o boleto basta seguir passos bem simples:

1 – Acesse o site do Detran GO pelo endereço www.detran.go.gov.br

2 – No menu do lado esquerdo selecione a opção “Veículos” e, em seguida, “Consulte seus Débitos”.

3 – Digite o número da placa e do Renavam do veículo e resolva o Captcha.

Pronto! Agora você terá acesso às informações sobre débitos do veículo. Já a tabela do IPVA 2019 você poderá encontrar no site do Sefaz GO, através do endereço www.sefaz.go.gov.br/

O mesmo procedimento vale para dívidas de exercícios anteriores que não foram para a Dívida ativa. Já para dívidas que efetivamente foram para a Dívida Ativa devem ser pesquisadas também através do site do Detran, mas selecionando a guia “Dívida Ativa” e digitando os dados solicitados.

Como fazer o pagamento do IPVA 2019 GO

Uma vez com a guia de pagamento em mãos, é possível quitar o IPVA 2019 GO em qualquer agência bancária credenciada. Caso você seja correntista basta utilizar o número do Renavam em terminais de autoatendimento. Se não for correntista do banco em questão, basta utilizar a guia de pagamento para quitar a despesa.

É preciso lembrar que, até o momento, os veículos com 15 anos de fabricação ou mais estão isentos do pagamento de IPVA (e, em 2019 a isenção será para veículos com 10 anos ou mais) porém o seguro DPVAT continua sendo uma despesa obrigatória.

Já o pagamento do IPVA atrasado e que foi para a Dívida Ativa pode apresentar algumas características especiais e com as quais os proprietários devem manter atenção, não sendo necessariamente as mesmas do IPVA.

O que acontece se não pagar o IPVA 2019 GO

Pago anualmente, o valor arrecadado é dividido entre o estado onde o veículo é registrado e o município onde este foi emplacado, sendo utilizado em diversas áreas da administração pública para atendimento ao cidadão.

O não pagamento do IPVA pode gerar diversos problemas para o proprietário do veículo, como por exemplo deixar o bem em situação irregular. Na maioria dos estados, o pagamento do imposto está vinculado ao licenciamento. Ou seja: sem IPVA, sem licenciamento. Sendo assim o veículo passa a estar em situação irregular e sujeito a apreensão caso seja flagrado pelas autoridades de trânsito, o que torna as despesas maiores já que além da dívida original e das multas, ainda haveria diárias do pátio do Detran.

Outro ponto: caso o IPVA não seja pago, essa dívida pode acabar fazendo o nome do proprietário ser incluído na Dívida Ativa. Nessa situação a negociação é possível, mas as condições de pagamento não são mais tão flexíveis, passando a depender da regras de cada estado.

Caso você esteja com débitos de IPVA a recomendação é deixar o veículo na garagem até que o problema seja resolvido Pode parecer tentador sair com o veículo assim mesmo, mas esse cuidado evita que a situação possa piore. Além disso fique de olho nas instruções do Sefaz GO e acompanhe possiveis formas de negociação e pagamento facilitado da dívida.

Lembre-se: o IPVA é uma despesa que tende a ser cara e requer planejamento. Portanto fique de olho nas datas e escolha a forma que melhor se enquadra nas possibilidades do seu orçamento.

Add Comment