IPVA 2019 ES – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento

Se você é proprietário de um veículo sabe que alguns compromissos são importantes. Esse é o caso do IPVA: imposto estadual cobrado anualmente, ele é fundamental para garantir que os documentos do automóvel estejam em dia e devidamente regularizado.

Mora no Espírito Santo e quer saber mais informações sobre o IPVA no seu estado? Então nós podemos ajudar.

IPVA ES

Como consultar valor e gerar boleto IPVA 2019 ES?

 

Até o momento o governo do estado do Espírito Santo não divulgou informações sobre a tabela, as datas ou os valores referentes ao IPVA 2019 ES, porém enquanto esses dados não são divulgados é possível saber o que fazer para quitar o tributo quando for a hora. Isso é importante uma vez que, desde o exercício de 2018 os documentos para o pagamento do tributo não são mais enviados pelos Correios.

Para consultar o valor e gerar o boleto IPVA 2019 ES é preciso seguir alguns passos, mas garantimos que é algo bem simples. Isso pode ser feito tanto pelo site do Detran ES quanto do Sefaz ES. Veja só:

Boleto IPVA 2019 ES pelo Sefaz

Se você deseja consultar o valor e gerar o boleto pelo site do Sefaz ES, as etapas são fáceis de seguir.

1 –  Acesse o site do Sefaz ES pelo link http://internet.sefaz.es.gov.br/agenciavirtual/area_publica/ipva/consulta.php

2 – Selecione a opção “Pague seu IPVA”

3 – Nessa tela você poderá obter tanto o boleto unificado quanto apenas o boleto do IPVA, assim como consulta a outros débitos. Selecione a opção desejada.

4 – Insira o número da placa e do Renavam do veículo

Pronto!

Boleto IPVA 2019 ES pelo Detran ES

Já pelo site do Detran ES, você pode fazer a consulta e gerar o boleto para pagamento do IPVA 2019 SE da seguinte forma:

1 – Acesse o site do Detran ES pelo link https://detran.es.gov.br

2 – Clique em “Veículos”

3 – Nessa tela você tem diversas opções para obter informações e gerar guias de pagamento para seu veículo. Selecione a opção “Emissão de Boleto IPVA”.

4 – Digite o número da placa e do Renavam do veículo e clique em “Consultar”

Pronto!

Como fazer pagamento IPVA 2019 ES

 

O pagamento do IPVA 2019 ES pode ser feito de duas maneiras. Veja só:

  • Cota única com desconto de 5%
  • Parcelamento em 2x para veículos pesados e em 4x para veículos leves.

Já o pagamento pode ser quitado através da rede bancária atualizada ou suas correspondentes. Com o boleto o tributo pode ser pago através do Banestes, Banco do Brasil, Bradesco, Bancoob/Sicoob, Caixa Econômica Federal e Santander. O pagamento com o boleto pode ser realizado em qualquer um desses bancos, porém caso você seja correntista poderá quitar a dívida utilizando o número do Renavam nos terminais de autoatendimento.

O que acontece se não pagar IPVA 2019 ES

 

O pagamento do IPVA 2019 ES está diretamente relacionado a documentação do veículo. Caso o tributo não seja quitado, o veículo não pode obter o licenciamento, o que deixa o bem em situação irregular e correndo o risco de apreensão caso seja flagrado em uma blitz. Sendo assim além de juros e multas, o proprietário passa a ter de arcar também com as despesas decorrentes da estadia do veículo no pátio do Detran ES.

Além disso, os exercícios de IPVA não quitados podem fazer com que o nome do proprietário do veículo seja inscrito na Dívida Ativa, o que encarece o valor da dívida e pode dificultar o futuro pagamento.

Se você está com o IPVA atrasado, o melhor a fazer é deixar o veículo na garagem até que o problema seja resolvido, e assim evitar dores de cabeça. Vale a pena também conferir as possibilidades de negociação ou parcelamento da dívida.

Viu como é fácil? Planeje-se para não esquecer a data e garanta um bom desconto!

Add Comment