IPVA 2019 DF – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento

Quem é proprietário de veículo sabe que o pagamento do IPVA é um compromisso fundamental para quem precisa manter a documentação em dia e evitar maiores problemas mais tarde. E claro, que esse pagamento requer algum planejamento.

Mora do Distrito Federal e quer saber como consultar o valor, gerar o boleto e fazer o pagamento do IPVA 2019 DF? Então nós podemos ajudar.

IPVA DF

IPVA DF

Como consultar valor e gerar boleto IPVA 2019 DF?

 

Até o momento ainda não foram divulgadas as tabelas referentes a valores do IPVA 2019 DF, portanto é preciso esperar até que a Secretaria da Fazenda e o Detran-CE façam a divulgação oficial. Fora isso é possível esperar o envio da guia do IPVA 2019 DF pelos Correios ou fazer a consulta e gerar o boleto na data oportuna.

Para consultar o valor e gerar o boleto do IPVA 2019 DF você deverá seguir alguns passos:

1- Acesse a página do Detran DF: www.detran.df.gov.br

2 – Informe o número da placa e do Renavam do veículo que deseja fazer a consulta nos campos determinados e clique em “Consultar”

3 – Essa página exibirá todas as informações a respeito do veículo, incluindo o valor do IPVA e possíveis dívidas pendentes.

Nessa mesma página é possível gerar o boleto para o pagamento e assim quitar o valor na agência bancária – seja boca do caixa, terminal de autoatendimento ou via internet – credenciada.

Também é possível fazer a consulta para exercícios de IPVA que foram para a dívida ativa do estado, assim como gerar uma guia de pagamento para quem deseja regularizar os débitos.

Pagamento IPVA 2019 DF

 

Existem duas maneiras de fazer o pagamento do IPVA 2019 DF: através de cota única com desconto de até 5% do valor total ou pagamento parcelado em até três meses. É importante pensar nisso com antecedência para não perder a data correta referente ao dígito da placa e a forma de pagamento mais viável para o seu orçamento .

De acordo com o SEFAZ-DF é possível pagar o IPVA através do Banco do Brasil, Bancoob, BRB, Mercantil, Caixa, Citybank e Itaú.

Lembrando que os veículos a partir de 15 anos de fabricação estão isentos da obrigação do IPVA, porém isso não se estende ao DPVAT, que permanece sendo obrigatório, portanto uma obrigação que não pode ser esquecida ou outras complicações podem surgir ao proprietário.

Para que serve o IPVA 2019 DF?

 

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores é um imposto cobrado anualmente aos proprietários de veículos que trafegam no Brasil, sendo um compromisso indispensável para quem precisa manter o bem legalizado.

Ao contrário do que muitos pensam, não necessariamente o arrecadado com o IPVA serve para cuidados e manutenção de estradas. Na prática, metade do arrecadado com o valor fica com o município no qual o automóvel foi emplacado e outra parte para o estado, sendo que o valor pode ser aplicado em diversas áreas para manutenção de serviços básicos ao cidadão e demanda de outros setores.

O que acontece se não pagar IPVA 2019 DF

 

A falta de pagamento do IPVA pode trazer diversos problemas como a impossibilidade de fazer o licenciamento do veículo, o risco de ter o bem apreendido e ainda ter o nome incluído na dívida ativa. A situação ainda piora caso o veículo seja flagrado nas ruas com a documentação atrasada, pois além disso o proprietário acaba tendo de arcar com multas e também os custos da estadia do veículo no pátio do Detran, que tendem a ser altas uma vez que as taxas são diárias.

Sendo assim a indicação é deixar o automóvel na garagem enquanto o problema não é resolvido e assim evitar maiores problemas e claro, fazer um planejamento para que a situação possa durar o menor tempo possível.

Add Comment