IPVA 2019 CE – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento

Quem tem um veículo na garagem sabe muito bem que alguns compromissos são inadiáveis para quem deseja manter a documentação em ordem e sem dúvida o IPVA é um deles. O atraso ou o não pagamento desse imposto pode render uma grande dor de cabeça ao proprietário.

Mora no estado do Ceará e deseja saber como consultar o valor, gerar o boleto e fazer o pagamento do IPVA 2019 CE? Então você está no lugar certo.

IPVA CE

IPVA CE

Como consultar valor e gerar boleto IPVA 2019 CE

 

Quem deseja consultar o valor do IPVA 2019 CE terá de esperar um pouco porque até o momento as tabelas referentes aos valores e quantias ainda não foram divulgadas pela Secretaria da Fazenda. Porém você pode aproveitar para ter uma noção a respeito de como consultar através do Detran-CE e se planejar para facilitar a vida:

1 – Acesse o site do Detran CE e espere carregar – portal.detran.ce.gov.br

2 – Selecione a opção “SEFAZ/Emissão IPVA”. Você será redirecionado para o site da Secretaria de Fazenda do Ceará (SEFAZ).

3 – Digite o número do Renavam, a placa do veículo e clique em “Continuar”.

Desse modo você terá acesso as informações sobre os valores e sobre as datas. Nesse ponto também é possível gerar o boleto e fazer o pagamento da forma como for mais conveniente.

Caso haja dificuldades em gerar o boleto ou guia de pagamento, a melhor opção pode ser entrar em contato com o Detran-CE, seja telefone ou indo ao posto mais próximo. Pode ser chato, mas o atraso do pagamento do IPVA gera mais dores de cabeça do que adiar a situação.

Como pagar boleto IPVA 2019 CE

 

Para fazer o pagamento basta emitir a guia ou boleto como ensinamos acima e escolher o modo de pagamento mais conveniente e quitar o imposto nas agências credenciadas para tal, podendo ser na boca do caixa, terminais de autoatendimento ou mesmo pela internet caso você seja correntista de algum dos bancos mencionados.

No estado do Ceará, o exercício do IPVA 2018 CE permitiu ao proprietário duas formas de pagamento: à cista com desconto de 5% até certa data ou parcelado em até cinco vezes sem desconto, com parcelas de valor mínimo de R$ 50.

É preciso lembrar que o IPVA pode ser pago através do Banco do Brasil, BNB, Bradesco, Santander, Caixa, Unibanco e casas lotéricas.

Além disso, vale lembrar que no Ceará os veículos com mais de 15 anos de fabricação estão isentos do IPVA 2019 CE, porém que o mesmo não se aplica ao DPVAT, que segue sendo obrigatório.

Como pagar IPVA CE na dívida ativa?

 

Para quem teve de atrasar o pagamento de exercícios anteriores do IPVA e está com o nome na dívida ativa e deseja quitar a dívida, o procedimento é um pouco diferente.

1 – Acesse o endereço central.detran.ce.gov.br

2 – Nas guias localizadas na parte superior do site, clique em “Dívida Ativa”

3 – Insira os dados solicitados: CPF/CNPJ, placa do veículo e Renavam, assim como o código de segurança da imagem e clique em “Confirmar”.

Pronto. Agora você terá as informações necessárias para consultar o valor da dívida e possibilidades de pagamento.

O que acontece se atrasar pagamento do IPVA 2019 CE?

 

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é um dos principais compromissos dos proprietários já que sem o pagamento não é possível fazer o licenciamento do veículo, o que deixa o bem em situação irregular, com risco de apreensão caso flagrado nas estradas e a inclusão do nome do proprietário na Dívida Ativa em casos extremos.

Em caso de atrasos, o indicado é deixar o veículo na garagem para evitar maiores riscos e resolver o problema o mais rápido possível. Portanto tente fazer um planejamento para lidar com a situação e evitar situações inesperadas.

Add Comment