IPVA 2019 BA – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento

O IPVA (Imposto sobre propriedade de veículos automotores) é um compromisso inadiável para quem é proprietário de um veículo. Imposto estadual cobrado anualmente, ele é fundamental para garantir que a documentação do automóvel esteja em situação regular e possa trafegar sem problemas.

Mora no estado da Bahia e quer saber como consultar valores, criar o boleto e fazer o pagamento do IPVA 2019 BA? Fique tranquilo pois nós vamos ajudar:

IPVA BA

Como consultar e gerar boleto IPVA 2019 BA?

Até o momento o governo do estado da Bahia ainda não liberou maiores informações sobre a tabela, valores e datas para o pagamento do IPVA 2019 BA. Porém ainda é possível saber como fazer esse tipo de consulta quando chegar a hora, o que é muito útil caso o seu estado não conte mais com o boleto do IPVA por correspondência. Uma vez que o IPVA é um imposto que tende a interferir muito no orçamento doméstico, esse planejamento é necessário para garantir a forma de pagamento desejada..

Para consultar o valor do IPVA 2019 BA você deve seguir alguns passos:

1 – Acesse o site do Detran através do link www.servicos.detran.ba.gov.br.

2 – Selecione a opção “Situação do Veículo”. Essa opção dará acesso a informações sobre dívidas e outras situações pendentes relacionadas ao veículo que deseja consultar.

3 – Digite o número do chassi ou o Renavam do veículo que deseja consultar, insira o código de segurança e clique em “pesquisar”.

Pronto! Você pode conferir todas as informações a respeito do veículo consultado, incluindo o IPVA. A partir dessas informações você também poderá gerar o documento para fazer o pagamento do imposto.

Como fazer pagamento IPVA 2019 BA

Existem três formas de pagamento do IPVA 2019 para quem mora no estado da Bahia. Observando o exercício de 2018 podemos verificar pagamentos em:

  • Cota única antecipada com desconto de 10%
  • Cota única com desconto de 5%
  • Parcelado em 3x, observando a data de vencimento de acordo com o dígito final da placa.

O débito pode ser quitado junto a agências do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob. Se você for correntista de algum desses bancos é possível usar os terminais de autoatendimento ou os portais de internet e quitar o imposto utilizando o número do Renavam, sem a necessidade do boleto.

Vale lembrar que veículos com mais de 15 anos de fabricação estão isentos do pagamento do IPVA, mas que isso não exime o proprietário da obrigatoriedade do seguro DPVAT, que permanece sendo necessário para que a documentação do veículo esteja adequada e ele possa circular sem problemas.

O que acontece se não pagar IPVA 2019 BA

Como dissemos anteriormente esse imposto está diretamente ligado aos documentos do veículo. Nesse caso, sem o IPVA quitado não é possível fazer o licenciamento do automóvel, o que deixa o bem em situação irregular. Ou seja: o veículo corre risco de apreensão caso ele seja flagrado em uma blitz. Isso faz com que além dos juros e multas decorrentes do atraso, a dívida encareça devido as taxas do Detran. Outro ponto é que o nome do proprietário pode acabar inscrito na Dívida Ativa, o que pode acabar dificultando o pagamento devido aos juros e multas.

Se você é proprietário de um veículo e está com o pagamento de IPVA atrasado o indicado é deixar o automóvel na garagem até que o problema seja resolvido. Não é tão complicado chegar a uma resolução ou negociação mesmo na Dívida Ativa, em especial durante campanhas nas quais o governo do estado oferece descontos e facilidades aos devedores.

Em caso de dúvidas, a indicação é que o proprietário acesse o site do Detran BA ou do Sefaz BA para buscar maiores informações a respeito ou procurar agências físicas para solicitar esses dados.

Add Comment