IPVA 2019 AP – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento

Quem é proprietário de automóvel sabe que o IPVA é um dos compromissos mais importantes. Imposto estadual cobrado anualmente, ele é fundamental para ter a documentação do carro devidamente regularizada.

Mora no estado do Amapá e quer saber informações sobre o IPVA 2019 AP assim como consultar valor, gerar boleto e fazer o pagamento? Então nós podemos ajudar:

IPVA AP

Como consultar valor e gerar boleto IPVA 2019 AP

 

O estado do Amapá ainda não divulgou informações a respeito das datas de vencimento ou dos valores do IPVA 2019 AP, porém sempre vale a pena saber como consultar os valores e gerar o boleto para fazer o pagamento. Isso é útil principalmente nos estados que deixaram de enviar os boletos aos contribuintes através do Correio.

Se você deseja consultar o valor e gerar o boleto do IPVA 2019 AP, você deverá seguir alguns passos. Confira:

1 – Acesse o site do Sefaz AP pelo endereço https://www.sefaz.ap.gov.br/

2 – Vá ao menu “Serviços” localizado a direita do site e clique em “Pagamento de Tributos” e e, seguida “Consulta ao IPVA”

3 – Digite o número da placa do veículo e do Renavam, pressione o botão Enter e aguarde a página carregar.

Pronto! Agora você poderá acessar as informações existentes sobre seu veículo, tanto sobre boletos, multas, licenciamento e também IPVA. Através dessa página também será possível imprimir a guia de pagamento para quitar o débito.

Como fazer pagamento do IPVA 2019 AP

 

Quem pretende fazer o pagamento do IPVA 2019 AP precisa ficar atento pois existem duas formas para quitar o tributo:

  • Cota única com 20% de desconto
  • Parcelado em até 6x sem desconto
  • Em cotas

Todas as datas estão previstas nas tabelas de vencimentos, sendo assim bastará que o contribuinte possa consultá-las para escolher a forma mais conveniente de lidar com o imposto.

O IPVA 2019 AP pode ser quitado em bancos credenciados com a utilização da guia de arrecadação. Esse pagamento pode ser feito na boca do caixa, nos terminais de autoatendimento ou pelo próprio site do banco caso você seja correntista. Dependendo do banco você poderá usar somente o número do Renavam para fazer o pagamento.

Vale lembrar que o estado do Amapá isenta do pagamento do IPVA os veículos com 15 anos ou mais de fabricação, mas essa isenção não se aplica a outros tributos, como seguro DPVAT. Esse compromisso permanece sendo importante e fundamental para manter os documentos do veículo em situação regular.

O que acontece se não pagar o IPVA 2019 AP

 

O não pagamento do IPVA pode trazer alguns problemas ao proprietário que vão além da multa e dos juros da dívida. Sem o imposto quitado, o veículo não pode ser licenciado, o que o deixa em situação irregular. Embora essa questão esteja em debate, existe o risco do veículo ser apreendido em caso de flagrante em uma blitz. Se houver apreensão pode ser que o custo do proprietário para resolver o problema seja maior pois ainda deverão ser contadas as taxas do Detran pelo período em que o veículo passar no pátio.

Outro problema é que o atraso ou não pagamento pode colocar o nome do proprietário na Dívida Ativa, que é uma execução fiscal e isso pode trazer problemas a longo prazo.

Se você está com problemas com IPVA atrasado, o melhor a ser feito é deixar o veículo na garagem até que você possa resolver a situação. Além disso fique de olho nas notícias: em algumas épocas podem ser realizadas campanhas que facilitam o pagamento da dívida e podem ajudar.

Lembre-se: o IPVA é um imposto que tende a ter um impacto significativo no orçamento doméstico, portanto exige planejamento para que o tributo possa ser quitado.Sendo assim fique de olho e planeje-se para aproveitar a forma de pagamento desejada.

Add Comment