IPVA 2019 AM – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento

Quem é proprietário de um veículo sabe que o IPVA é um compromisso inadiável. Afinal o pagamento desse imposto é fundamental para manter a documentação do automóvel em dia e evitar problemas futuros.

Mora no estado do Amazonas e quer saber como consultar o valor, gerar boleto e fazer o pagamento do IPVA 2019? Então nós podemos ajudar.

IPVA AM

IPVA AM

Como consultar e gerar boleto IPVA 2019 AM

Até o momento ainda não foram liberadas as informações sobre as tabelas, valores e datas de pagamento do IPVA 2019 AM, mas pelo menos podemos saber quais os passos podemos seguir quando essas informações forem esclarecidas.

Para consultar o valor e gerar a guia de pagamento do IPVA 2019 AM basta seguir alguns passos:

1 – Acesse o site do Sefaz AM pelo link http://www.sefaz.am.gov.br/

2 – Clique em “IPVA – Lançamento e Impressão”

3 – Clique em “Consulta: Lançamento e Impressão DAR”

4 – Escolha entre “Consulta DAR IPVA” ou “Impressão DAR IPVA” e digite o número do Renavam.

Pronto! Desse modo você pode tanto consultar o valor devido quanto gerar o boleto para pagamento do IPVA 2019 AM e assim quitar o tributo em bancos credenciados!

Como fazer pagamento do IPVA 2019 AM

O pagamento do IPVA 2019 AM pode ser feito de duas formas. Veja só:

  • Pagamento de Cota Única com até 10% de desconto
  • Pagamento parcelado em 3x sem desconto.

Para quem deseja economizar ainda existe a possibilidade de obter descontos maiores de acordo com o programa Bom Condutor. De acordo com esse programa, os condutores que não tiveram infrações de trânsito nos últimos três anos podem ter um desconto de até 20% no valor do IPVA de acordo com as seguintes condições:

  • Desconto de 10% para quem não tenha registro de infração de trânsito no ano anterior ao de recolhimento,
  • Desconto de 15% para quem esteve regular nos últimos dois anos
  • Desconto de 20% para quem não cometeu infrações nos últimos três anos de exercício.

Nesse caso, somando o pagamento antecipado do IPVA em cota única a vantagens do programa Bom Condutor, você pode ter até 30% de desconto!

Já o pagamento em si pode ser feito com o boleto pode ser feito no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e lotéricas, Unibanco e Bradesco. Já os correntistas do Banco do Brasil podem pagar nos caixas de autoatendimento ou via internet utilizando somente o número do Renavam.

É preciso lembrar que veículos com mais de 15 anos do primeiro pagamento de licenciamento estão liberados do IPVA, porém o seguro DPVAT permanece sendo obrigatório, então não deixe de incluir determinadas despesas no seu planejamento.

O que acontece se não pagar IPVA 2019 AM

O IPVA 2019 AM é um imposto importante para manter a documentação do veículo em dia. No caso do estado do Amazonas, o não pagamento desse imposto faz com que o proprietário possa ter o nome inscrito na Dívida Ativa em até 90 dias contados do vencimento, tendo multa e juros acrescidos ao valor da dívida original.

Além disso o veículo acaba sujeito a apreensão caso seja flagrado em situação irregular. Nesse caso a multa passa a ter um acréscimo de 50% no valor do IPVA, sem contar taxas de diárias do veículo no pátio. Se você estiver em uma situação dessas, o melhor a fazer é deixar o veículo na garagem até que o problema possa ser resolvido. No caso da Dívida Ativa, a negociação é um pouco mais difícil, mas é possível fazer o parcelamento e também esperar até que seja realizada uma campanha que promova facilidades e perdão de multas e diminuição na cobrança de juros.

O IPVA é uma despesa que tende a interferir muito no orçamento, portanto o planejamento financeiro é importante. Sendo assim verifique os prazos e fique de olho para quitar o imposto nos dias que forem mais adequados a forma de pagamento desejada.

Add Comment