IPVA 2019 AL – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento

Quem tem um automóvel sabe que alguns compromissos são inevitáveis e um dos mais importantes certamente é o IPVA. O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é um imposto estadual cujo pagamento é fundamental para manter a documentação do carro em dia e evitar dores de cabeça.

Mora no estado de Alagoas e quer saber como conferir o valor, fazer consultas, gerar o boleto e fazer o pagamento do IPVA 2019 AL? Então nós podemos ajudar com esse planejamento e algumas informações úteis:

IPVA AL

IPVA AL

Como consultar valor e gerar boleto IPVA 2019 AL?

 

Até o momento ainda não foram liberadas as tabelas com valores e as datas de pagamentos referentes ao IPVA 2019 AL, porém é possível descobrir como buscar essas informações quando for a hora certa e assim seguir um bom planejamento para garantir que a despesa possa ser quitada sem dores de cabeça.

A consulta e o boleto estarão disponíveis através do site da Sefaz AL. Para isso basta seguir alguns passos bem simples:

1 – Acesse o site do Sefaz AL – www.sefaz.al.gov.br

2 – No lado esquedo do site onde existe a seção “Espaço do Contribuinte” escolha a opção “Boleto de IPVA”.

3 – Escolha o exercício de IPVA desejado para a consulta, e insira os dados do Renavam e da placa do veículo. Clique em “Consultar”.

Pronto!  Nessa tela você terá todas as informações necessárias para a consulta de valores e para gerar o boleto desejado. Uma vez com o boleto é possível fazer o pagamento da forma como julgar mais adequada para o caso.

Como fazer pagamento do IPVA 2019 AL

De acordo com informações do Sefaz AL, o pagamento do IPVA pode ser feito de duas maneiras:

  • Em cota única com desconto de 10%
  • Parcelado sem desconto em até seis vezes desde que as parcelas tenham valor mínimo de R$ 100.

Caso o proprietário já esteja em débito com o IPVA de exercícios anteriores, o pagamento só é possível em parcela única ou mediante condições especiais definidas pelo Sefaz.

Uma vez que o boleto é gerado, basta dirigir-se a uma agência de banco credenciado para fazer o pagamento ou usar a internet caso seja um correntista de um daqueles constantes na lista oferecida pelo Sefaz.

No estado de Alagoas é preciso dizer que os veículos com mais de 15 anos de fabricação estão isentos do pagamento da taxa, porém isso não dispensa o proprietário do pagamento do DPVAT, portanto este permanece sendo um compromisso obrigatório independente das circunstâncias.

O planejamento é importante uma vez que, na maioria dos casos, o IPVA tem um custo elevado, portanto interfere muito no orçamento. Sendo assim é viável pensar desde cedo na melhor forma de pagamento da despesa, interferindo o mínimo possível no orçamento doméstico.

O que acontece se não pagar IPVA 2019 AL

O não pagamento do exercício do IPVA pode gerar diversas dores de cabeça ao proprietário. Sem o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, na maior parte dos estados brasileiros não tem como fazer o licenciamento do veículo, o que deixa o bem em situação irregular e sob risco de apreensão. Ou seja: se as autoridades de trânsito flagrarem o veículo em situação irregular, ele corre o risco de ser apreendido, e assim aumentar as despesas para colocar a situação em ordem pois haverá gastos também com as diárias do pátio além das multas e juros pelo imposto atrasado.

Outro ponto problemático também é que o IPVA atrasado pode ir para a Dívida Ativa, e trazer problemas legais ao proprietário.  Nesse caso é importante que, em caso de IPVA atrasado e problemas com licenciamento, você deixe o carro ou moto na garagem até que o problema seja resolvido.

Add Comment